O que é o Óculos Solidário?
Muitos brasileiros estão apresentando inúmeros problemas de visão, por diversos motivos e, com isso, tem sido cada vez mais frequente a necessidade da correção por meio da utilização de óculos.
O Óculos Solidário é um programa social que também vem crescendo significativamente no Brasil nos últimos anos. Com o objetivo de facilitar e igualar o acesso à aquisição ocular, através deste projeto, os beneficiários podem ter seu óculos de maneira totalmente grátis.
Como funciona o programa Óculos Solidário?
O paciente que está com alguma dificuldade, ou problema de visão, procure um posto de atendimento ligado ao SUS, podendo ser um Unidade Básica de Saúde (UBS), ou alguma clínica conveniada, relatando tal problema.
Ele será encaminhado para uma consulta gratuita com um oftalmologista, por isso, a consulta deve ser realizada em uma unidade, ou conveniada da rede SUS. O médico irá fazer a avaliação, e caso constate a necessidade da confecção de um óculos, ele emitirá uma receita ao paciente.
Com esta receita, será possível solicitar a confecção do óculos por meio do programa Óculos Solidário, tendo custo zero em um ótica que parceira, indicada pelo SUS.
Quais são os principais benefícios do programa Óculos Solidário?
Este importante projeto possui uma série de benefícios para a população assistida por ele, dentre os quais podemos citar alguns dos principais:
Óculos de grau gratuito – Através do programa social Óculos Solidário, é possível adquirir um óculos de grau totalmente grátis.
Atendimento pelo SUS – O atendimento é realizado através de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou clínica conveniada ao SUS
Consulta e exames gratuitos – A consulta, e os eventuais exames necessários, recomendados pelo oftalmologista, também são totalmente gratuitos.
Tratamento oftalmológico – Caso você necessite, é possível receber ainda, um tratamento oftalmológico especializado para o tratamento de algum problema, ou doença.
Diversas armações disponíveis – São mais de 1.000 (mil) armações disponibilizadas para que você escolha a que mais lhe agradar.
A quem se destina o programa Óculos Solidário?
O programa Óculos Solidário visa atender todos aqueles que necessitam de óculos de grau, com a possibilidade deste ser feito totalmente gratuito, ou seja, não há nenhum público-alvo estipulado, além dos que necessitam de correção visual.
No entanto, assim como os demais programas sociais do governo, a preferência sempre será por pessoas de baixa renda, ou que estejam com algum tipo de vulnerabilidade social, tendo assim prioridade no programa, em todas as etapas.
Como ser atendido através do programa Óculos Solidário?
Você quer saber como ser atendido através do programa Óculos Solidário, e poder receber seu óculos de grau de maneira gratuita? Então se liga no passo a passo que elaboramos especialmente para você:
1º Passo: Identifique a Unidade Básica de Saúde (UBS), clínica oftalmológica, oftalmologista particular que possua convênio com SUS, e solicite a sua consulta;
2º Passo: Na sua consulta, o médico irá realizar uma avaliação geral em sua vista e, caso necessário, ele irá prescrever uma receita com todas as informações para que você possa confeccionar seu óculos.
3º Passo: Após obter a sua receita, você deve ir à Central de Regulação do SUS de sua cidade, onde você deverá entregar a receita e demais recomendações feitas pelo oftalmologista. Você deverá preencher os formulários solicitados, além de entregar sua documentação.
4º Passo: Depois que você der entrada no pedido, este será analisado, verificando se você está apto e se encaixa no programa. Caso seja confirmada e liberada a confecção, a sua receita será encaminhada para uma ótica conveniada ao SUS.
5º Passo: Por fim, você poderá escolher a armação que atenda seu gosto, dentre as que estiverem disponíveis para o programa.
Documentos necessários para os atendimentos:
Paciente – Prescrição médica do SUS; RG ou Certidão de Nascimento (para pacientes menores de idade); CPF; Carteira do SUS (com todos os dados atualizados; Comprovante de Residência (caso seja menor, o comprovante deve estar no nome do responsável legal, e também deve ser comprovado o vínculo ou parentesco).
Responsáveis por menores de idade – RG; Comprovante de Residência; Procuração (caso o representante não seja um parente direto).
Moradores de abrigos – Declaração da instituição comprovando a moradia em abrigo.
Para quem mora de aluguel – Cópia do contrato de aluguel; Comprovante de pagamento e recibo do aluguel, referente ao mês em que está buscando o programa.