Conheça o Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Se você chegou até aqui, certamente, ficou interessado e está buscando por mais informações a respeito do Benefício de Prestação Continuada BPC. Por isso, separamos este artigo com informações completas referentes ao benefício, para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Confira:

O que é o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), tem como objetivo principal garantir renda mínima, para famílias que não possuam renda, ou que se encontrem em algum tipo de vulnerabilidade social. Este benefício é um programa de assistência social, oferecido e promovido pelo governo federal.

Como funciona o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) funciona como uma política de assistência social, onde, além das atribuições financeiras concedidas, são disponibilizados para os beneficiários instrumentos facilitadores para a inclusão em outros benefícios sociais.

Através da inscrição neste programa social, os próprios agentes responsáveis pela concessão, se encarregam de reunir as possibilidades de inserção em outros programas e benefícios sociais, através do Cadastro Único (CadÚnico).

Quais são as principais vantagens do Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

Dentre as principais vantagens do Benefício de Prestação Continuada (BPC), podemos citar:

Renda garantida – As famílias que possuem baixa, ou nenhuma renda, com este programa social, passam a receber um salário mínimo no valor de R$1.320,00.

Redução da pobreza – Pelo fato das famílias receberem um auxílio mensal, conseguirem se sustentar minimamente, este fator contribui também para a redução da pobreza.

Inclusão social – Os beneficiários, apesar de serem pessoas mais necessitadas, são incluídas socialmente, neste e em outros benefícios oferecidos pelo governo.

Autonomia – Cada beneficiário é responsável por sua inscrição e participação no benefício, ou seja, não há influência de terceiros nas atividades, a não ser em casos de necessidade.

Sem Contribuição Prévia – Não é necessário nenhum tipo de contribuição para que uma pessoa seja inserida neste programa social, basta que atenda aos requisitos necessários.

A quem se destina o Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), é destinado para famílias de baixa renda, ou que possuam algum tipo de vulnerabilidade social. Além disso, é necessário que estes grupos estejam dentro dos requisitos estipulados para a concessão do benefício.

Idosos, pessoas com deficiência, e pessoas que estão inseridas em outros programas, têm prioridade na seleção para este benefício, porém, deverão passar pelo mesmo processo de aprovação que todos.

Como ser atendido através do Benefício de Prestação Continuada (BPC)?

Para que você possa ser atendido através do Benefício de Prestação Continuada (BPC), é necessário, primeiramente, seguir os requisitos pré-estabelecidos, e o passo a passo abaixo:

Passo 1 –  Verifique se você se encaixa nos requisitos solicitados;

Passo 2 – Busque atendimento referente ao programa. Este atendimento pode ser feito pelo INSS, CRAS, por telefone, ou site oficial do benefício;

Passo 3 – Após a solicitação, aguarde o período de aprovação. Caso seja aprovado, receberá todas as orientações necessárias para a utilização deste serviço.

Para realizar a solicitação, você pode utilizar os seguintes canais: Portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br) ou aplicativo “Meu INSS” disponível para download nas lojas de aplicativos; Pelo telefone – 135; Presencialmente em um posto de atendimento do INSS.

Documentação necessária: 

RG e CPF;

Certidão de nascimento, ou de casamento;

Comprovante de residência;

Comprovante de renda. 

Em alguns casos, podem ser solicitadas documentações adicionais. 

Você será redirecionado para o site oficial do programa